TIPOS DE AVALIAÇÃO

Antes de darmos prosseguimento aos nossos estudos, convém fazer uma diferenciação entre os métodos de avaliação, apresentados no capítulo anterior, e os tipos de avaliação, que serão apresentados a seguir:

 

      MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: a forma que o professor usa para avaliar, por exemplo, prova, debate, seminários, etc. Contém também instrumentos diferenciados;

   TIPOS DE AVALIAÇÃO: se referem aos objetivos que o professor tem ao avaliar. Por exemplo, conteúdo, habilidades, interações sociais, etc.

 

Então, para selecionar o tipo mais eficaz de avaliação, o professor precisa ter em mente, de forma clara, seus objetivos de aprendizagem e assim, traçar os objetivos de avaliação. Os tipos de avaliação que descreveremos fornecem dados diversos sobre o desempenho dos estudantes, mas têm características e objetivos pedagógicos distintos. Por isso, conhecer e aplicar o tipo adequado de avaliação para cada momento do processo educacional é de grande importância.

As avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e somativas estão entre os principais tipos escolhidos para avaliação escolar. Em alguns casos, esses tipos de avaliação podem lançar mão dos mesmos instrumentos de aplicação, mas é fundamental observar que as intencionalidades de cada um se diferem, aliás, os instrumentos citados no capítulo anterior também são citados aqui, já que são formas de avaliação também (fonte: https://blogsomoseducacao.com.br/tipos- de-avaliacao-escolar-que-podem-ser-aplicados-em-sala-de-aula/).

·         Avaliação Diagnóstica

Esse tipo de avaliação deve ser feito no início do período letivo, que pode ser um ano, um semestre, ou bimestre. Não deve ser classificatória e o ideal é que seja leve e mais subjetiva. O objetivo dessa avaliação é conhecer melhor os estudantes, identificando e compreendendo suas necessidades, suas habilidades e suas potencialidades.

As informações das avaliações diagnósticas indicam os avanços e as dificuldades da turma e podem ser obtidas por meio desse tipo de avaliação, evidenciando os pontos fortes e fracos do processo educativo. Isso permite que as instituições de ensino repensem as atividades que irão favorecer o aprendizado dos alunos ao avaliarem possíveis mudanças nas práticas escolares por meio das intervenções pedagógicas. As avaliações diagnósticas podem ser realizadas por meio de:

Ø  Provas ou testes escritos;

Ø  Provas ou testes orais;

Ø  Simulados;

Ø  Avaliações on-line;

Ø  Perguntas e questionários.

 

·         Avaliações Formativas


Esse tipo já foi citado e descrito aqui em nossos estudos. Essa modalidade de avaliação busca medir o desempenho escolar dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Ela é composta de diversas atividades avaliativas que são aplicadas ao longo das aulas, tomando-se o cuidado de atender necessidades específicas de aprendizado e identificar habilidades e progressos individuais. Utilizado ao longo de todo o período educacional como ferramenta para avaliar a performance dos alunos, ele permite que a prática docente seja ajustada às necessidades dos estudantes. Dentre os principais instrumentos desse tipo de avaliação, podemos destacar:

Ø  Produção oral;

Ø  Questionário;

Ø  Lista de exercícios;

Ø  Seminário;

Ø  Autoavaliação;

Ø  Observação/Registro de desempenho;

Ø  Estudo de caso;

Ø  Produção audiovisual;

Ø  Avaliações on-line;

Ø  Produção coletiva e individual de trabalhos e pesquisas.

·         Avaliações Somativas

Uma das formas de avaliação mais comuns tempos na educação, a avaliação somativa tem como principal representante a prova escrita. Embora seja recomendado que se use a avaliação somativa com prudência, ela não deve ser demonizada. Ela é importante para o fechamento de um período de trabalho, ou seja, utilizadas no final de um processo educacional: um ano, semestre, trimestre, bimestre ou ciclo. Em tese, sua principal característica no processo de ensino-aprendizagem é demonstrar o sucesso de assimilação (ou não) dos conteúdos pelos alunos, por meio da associação de notas ou conceitos como forma de classificação. Dentre os instrumentos mais comuns para quantificar e categorizar os resultados da avaliação somativa, estão:

Ø  Exames avaliativos escritos ao final de um período escolar;

Ø  Junção de uma ou mais atividades trabalhadas pelo professor;

Ø  Atividade de múltipla escolha;

Ø  Atividade de resposta construída.

·         Avaliações Comparativas

Ao contrário da avaliação somativa, que é aplicada ao final de um período mais longo de estudos, a avaliação comparativa costuma ter intervalos menores. Geralmente, é uma prova similar, com os mesmos moldes, que investiga momentos diferentes do aprendizado.  O maior foco dessa avaliação não costuma ser o conteúdo teórico, mas habilidades e competências. Aplicada durante ou depois de uma aula, ela pode acontecer por meio de:

Ø  Testes rápidos e/ou trabalhos simples durante ou ao final das aulas;

Ø  Resumos dos conteúdos trabalhados;

Ø  Observação de desempenho;

Ø  Relatórios;

Ø  Atividades para casa;

Ø  Autoavaliação;

Ø  Avaliações entre pares.

É importante reforçar que as avaliações escolares devem acontecer de maneira contínua e fazer parte de um ciclo avaliativo. Tanto na escolha do método (forma de avaliar) como na escolha dos instrumentos, é preciso ter em mente os objetivos de aprendizagem e entender que cada aluno tem seu ritmo de aprender e demonstrar isso.