TIPOS DE AVALIAÇÃO
Antes de darmos
prosseguimento aos nossos estudos, convém fazer uma diferenciação entre
os métodos de avaliação, apresentados no capítulo anterior, e os tipos de avaliação, que
serão apresentados a seguir:
• MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: a forma que o professor usa para avaliar, por
exemplo, prova, debate, seminários, etc. Contém também instrumentos
diferenciados;
• TIPOS DE AVALIAÇÃO: se referem aos objetivos que o professor tem ao
avaliar. Por exemplo, conteúdo, habilidades, interações sociais, etc.
Então, para
selecionar o tipo mais eficaz de avaliação, o professor precisa ter em mente,
de forma clara, seus objetivos de aprendizagem e assim, traçar os objetivos de
avaliação. Os tipos de avaliação que descreveremos fornecem dados diversos
sobre o desempenho dos estudantes, mas têm características e objetivos pedagógicos distintos. Por isso, conhecer
e aplicar o tipo adequado
de avaliação para cada momento do processo educacional é de grande importância.
As avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e somativas estão entre os principais tipos escolhidos para avaliação escolar.
Em alguns casos, esses tipos de avaliação podem lançar mão dos mesmos
instrumentos de aplicação, mas é fundamental observar
que as intencionalidades de cada um se diferem, aliás,
os instrumentos citados no capítulo anterior também são citados aqui, já
que são formas de avaliação também (fonte: https://blogsomoseducacao.com.br/tipos- de-avaliacao-escolar-que-podem-ser-aplicados-em-sala-de-aula/).
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Avaliação Diagnóstica
Esse tipo de
avaliação deve ser feito no início do período letivo, que pode ser um ano, um
semestre, ou bimestre. Não deve ser classificatória e o ideal é que seja leve e
mais subjetiva. O objetivo dessa avaliação é conhecer melhor os estudantes,
identificando e compreendendo suas necessidades, suas habilidades e suas
potencialidades.
As informações das
avaliações diagnósticas indicam os avanços e as dificuldades da turma e podem
ser obtidas por meio desse tipo de avaliação, evidenciando os pontos
fortes e fracos
do processo educativo. Isso permite que as
instituições de ensino repensem as atividades que irão favorecer o aprendizado
dos alunos ao avaliarem possíveis mudanças nas práticas escolares por meio das
intervenções pedagógicas. As
avaliações diagnósticas podem ser realizadas por meio de:
Ø Provas ou testes escritos;
Ø Provas ou testes orais;
Ø Simulados;
Ø Avaliações on-line;
Ø Perguntas e questionários.
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Avaliações Formativas
Esse tipo já foi
citado e descrito aqui em nossos estudos. Essa modalidade de avaliação busca
medir o desempenho escolar dos estudantes ao longo do processo de
ensino-aprendizagem. Ela é composta de diversas atividades avaliativas que são
aplicadas ao longo das aulas, tomando-se o cuidado de atender necessidades
específicas de aprendizado e identificar habilidades e progressos individuais.
Utilizado ao longo de todo o período educacional como ferramenta para avaliar a
performance dos alunos, ele permite que a prática docente seja ajustada às
necessidades dos estudantes. Dentre os principais instrumentos desse tipo de
avaliação, podemos destacar:
Ø Produção oral;
Ø Questionário;
Ø Lista de exercícios;
Ø Seminário;
Ø Autoavaliação;
Ø Observação/Registro de desempenho;
Ø Estudo de caso;
Ø Produção audiovisual;
Ø Avaliações on-line;
Ø Produção coletiva
e individual de trabalhos e pesquisas.
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Avaliações Somativas
Uma das formas de avaliação mais comuns há tempos na educação, a avaliação
somativa tem como principal representante a prova escrita. Embora seja
recomendado que se use a avaliação somativa
com prudência, ela não deve ser
demonizada. Ela é importante para o fechamento de um período
de trabalho, ou seja, utilizadas no final de um
processo educacional: um ano, semestre, trimestre, bimestre ou ciclo.
Em tese, sua principal característica no processo de ensino-aprendizagem é demonstrar o
sucesso de assimilação (ou não) dos conteúdos pelos alunos, por meio da
associação de notas ou conceitos como forma de classificação. Dentre os instrumentos mais comuns para
quantificar e categorizar os resultados da avaliação somativa, estão:
Ø Exames avaliativos escritos ao final de um período escolar;
Ø Junção de uma ou mais atividades trabalhadas pelo professor;
Ø Atividade de múltipla escolha;
Ø Atividade de resposta construída.
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Avaliações Comparativas
Ao contrário da avaliação somativa, que é aplicada ao final de um período mais longo de estudos, a avaliação comparativa costuma ter intervalos menores. Geralmente, é uma prova similar, com os mesmos moldes, que investiga momentos diferentes do aprendizado. O maior foco dessa avaliação não costuma ser o conteúdo teórico, mas habilidades e competências. Aplicada durante ou depois de uma aula, ela pode acontecer por meio de:
Ø Testes rápidos
e/ou trabalhos simples
durante ou ao final
das aulas;
Ø Resumos dos conteúdos trabalhados;
Ø Observação de desempenho;
Ø Relatórios;
Ø Atividades para
casa;
Ø Autoavaliação;
Ø Avaliações entre
pares.