INTRODUÇÃO

A avaliação escolar é um dos pontos mais complexos e controversos do cotidiano da escola. Durante muitas décadas, apenas provas escritas foram um sinônimo de avaliação escolar, mas com o tempo e o surgimento de diversas teorias de aprendizagens, outras formas de avaliar começaram a ser adotadas. Apesar disso, a prova escrita ainda permanece como protagonista, principalmente quando pensamos em processos seletivos. 

No presente estudo, iremos traçar um perfil da avaliação escolar no Ensino Fundamental: sua função na aprendizagem, seus tipos, os principais métodos e concepções, e sua aplicação em suas etapas de ensino.

Na escola, os objetivos da avaliação podem ser os mais diversos: progressão de série, diagnóstica, verificar assimilação de conteúdos específicos, praticar memorização, etc. Mas a questão é: somos capazes de mensurar o aprendizado? Temos instrumentos capazes de medir conhecimento? Muitos autores acreditam que apenas uma observação contínua da evolução do aluno chegaria perto de atingir objetivos como estes. Então, é preciso refletir sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e sobre as condições necessárias para que esta se efetue de maneira justa e coerente.

No presente estudo, mostraremos as diversas possibilidades da avaliação escolar, tanto no nível didático-pedagógico, quanto no nível institucional. Explicaremos os diferentes conceitos e teorias sobre avaliação; os métodos mais usados e os tipos que podem servir à prática docente. Também traremos reflexões sobre as avaliações oficiais externas e como elas influenciam o cotidiano da escola. Por fim, teremos sempre como foco as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que fundamenta tanto os currículos como as avaliações escolares.

Dica! Navegue pelo conteúdo e, ao final, participe do desafio da seção e realize o questionário avaliativo.

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