INTRODUÇÃO
A avaliação escolar é um dos pontos mais complexos e controversos do cotidiano da escola. Durante muitas décadas, apenas provas escritas foram um sinônimo de avaliação escolar, mas com o tempo e o surgimento de diversas teorias de aprendizagens, outras formas de avaliar começaram a ser adotadas. Apesar disso, a prova escrita ainda permanece como protagonista, principalmente quando pensamos em processos seletivos.
No presente estudo, iremos traçar um perfil da avaliação escolar no Ensino Fundamental: sua função na aprendizagem, seus tipos, os principais métodos e concepções, e sua aplicação em suas etapas de ensino.
Na escola, os objetivos da avaliação podem ser os mais diversos: progressão de série, diagnóstica, verificar assimilação de conteúdos específicos, praticar memorização, etc. Mas a questão é: somos capazes de mensurar o aprendizado? Temos instrumentos capazes de medir conhecimento? Muitos autores acreditam que apenas uma observação contínua da evolução do aluno chegaria perto de atingir objetivos como estes. Então, é preciso refletir sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e sobre as condições necessárias para que esta se efetue de maneira justa e coerente.
No presente estudo, mostraremos as diversas possibilidades da avaliação escolar, tanto no nível didático-pedagógico, quanto no nível institucional. Explicaremos os diferentes conceitos e teorias sobre avaliação; os métodos mais usados e os tipos que podem servir à prática docente. Também traremos reflexões sobre as avaliações oficiais externas e como elas influenciam o cotidiano da escola. Por fim, teremos sempre como foco as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que fundamenta tanto os currículos como as avaliações escolares.