INTRODUÇÃO

 ''A EJA é uma conquista da sociedade brasileira.

O seu reconhecimento como um direito humano veio acontecendo de maneira gradativa ao longo do século passado, atingindo sua plenitude na Constituição de 1988, quando o poder público reconhece a demanda da sociedade brasileira em dar aos jovens e adultos que não realizaram sua escolaridade o mesmo direito que o alunos dos cursos regulares que frequentam a escola em idades próprias ou levemente defasadas. "

HADDAD, Sérgio (coord .) Novos  caminhos em Educação de Jovens e Adultos -EJA. São Paulo:Global, 2007, p.8.

Foi na Constituição Federal de 1988 que concretizou o reconhecimento da EJA como direito de todos os cidadãos no Brasil. Nesse momento uma nova forma de construir uma sociedade mais justa estava surgindo, ou seja, uma sociedade que criava a oportunidade de oferecer escolaridade a todas as pessoas que perderam a chance de frequentar a escola ou foram obrigadas a abandoná-la.

Ao mesmo tempo, esse momento também contemplou uma nova forma de tratamento pedagógico. Seria necessário instalar uma prática destinada a um público adulto, diferente daquela ofertada para as crianças.

Para entender esse processo, é importante conhecermos essa história e suas fases, os diferentes momentos das políticas públicas adotadas e as ações dos governos e da sociedade civil.

A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil é marcada por campanhas, programas, planos, movimentos, ações que desafiam o trabalho com esse público. Ora seus propósitos são contemplados pelos governantes, ora são abandonados ou trocados por outras soluções que são interrompidas antes mesmos de serem apresentados seus resultados.

O primeiro passo, nesse estudo, será o de refletirmos juntos a concepção que temos da Educação de Jovens e Adultos

Dica! Navegue pelo conteúdo e, ao final, participe do desafio da seção e realize o questionário avaliativo.

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