INTRODUÇÃO
''A EJA é uma conquista da sociedade brasileira.
O
seu reconhecimento como um direito humano veio acontecendo de maneira gradativa
ao longo do século passado, atingindo sua plenitude na Constituição de 1988, quando
o poder público reconhece a demanda da sociedade brasileira em dar aos jovens e
adultos que não realizaram sua escolaridade o mesmo direito que o alunos dos
cursos regulares que frequentam a escola em idades próprias ou levemente
defasadas. "
HADDAD,
Sérgio (coord .) Novos caminhos em
Educação de Jovens e Adultos -EJA. São Paulo:Global, 2007, p.8.
Foi
na Constituição Federal de 1988 que concretizou o reconhecimento da EJA como direito
de todos os cidadãos no Brasil. Nesse momento uma nova forma de construir uma
sociedade mais justa estava surgindo, ou seja, uma sociedade que criava a
oportunidade de oferecer escolaridade a todas as pessoas que perderam a chance
de frequentar a escola ou foram obrigadas a abandoná-la.
Ao
mesmo tempo, esse momento também contemplou uma nova forma de tratamento
pedagógico. Seria necessário instalar uma prática destinada a um público
adulto, diferente daquela ofertada para as crianças.
Para
entender esse processo, é importante conhecermos essa história e suas fases, os
diferentes momentos das políticas públicas adotadas e as ações dos governos e da
sociedade civil.
A
história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil é marcada por campanhas,
programas, planos, movimentos, ações que desafiam o trabalho com esse público.
Ora seus propósitos são contemplados pelos governantes, ora são abandonados ou
trocados por outras soluções que são interrompidas antes mesmos de serem
apresentados seus resultados.
O
primeiro passo, nesse estudo, será o de refletirmos juntos a concepção que
temos da Educação de Jovens e Adultos