INTRODUÇÃO
A escola é sem dúvida construída
por sua comunidade – e é o gestor escolar ou a equipe diretiva da unidade que
dá a tônica para as relações que se estabelecem no espaço. Fundamentalmente é o
gestor que convida a comunidade escolar a participar de um projeto coletivo; é
ele que mobiliza as pessoas e as articula a construir colaborativamente as
normativas, a função social e os processos da escola. E é a condução dessa
gestão, quando amparada por instrumentos democráticos, que possibilita que
todos sejam corresponsabilizados e trabalhem juntos na construção de uma
educação de qualidade.
Discutiremos nesse estudo sobre a
Gestão Escolar e papel do gestor escolar concebendo este como profissional
responsável pela organização e orientação administrativa e pedagógica da
escola. Concebe-se que a equipe da gestão é formada pelo gestor geral, gestores
assistentes ou auxiliares, coordenadores pedagógicos, supervisores,
orientadores educacionais e secretários escolares. Apresenta-se, ainda, pontos
importantes sobre o papel do coordenador pedagógico e seu desempenho
estratégico na garantia da qualidade do ensino e no sucesso dos alunos,
harmonizando os esforços da gestão pedagógica em prol do aprendizado efetivo e
do desenvolvimento integral dos alunos.
Por fim, abordaremos os aspectos
conceituais e estruturantes do Projeto Político-Pedagógico e a necessidade
desse instrumento ser elaborado e executado de forma coletiva, contribuindo,
assim, para a gestão democrática da escola. Além de outros mecanismos nos aspectos
pedagógicos e normativos que possam promover uma educação de qualidade.