INTRODUÇÃO

A escola é sem dúvida construída por sua comunidade – e é o gestor escolar ou a equipe diretiva da unidade que dá a tônica para as relações que se estabelecem no espaço. Fundamentalmente é o gestor que convida a comunidade escolar a participar de um projeto coletivo; é ele que mobiliza as pessoas e as articula a construir colaborativamente as normativas, a função social e os processos da escola. E é a condução dessa gestão, quando amparada por instrumentos democráticos, que possibilita que todos sejam corresponsabilizados e trabalhem juntos na construção de uma educação de qualidade.

Discutiremos nesse estudo sobre a Gestão Escolar e papel do gestor escolar concebendo este como profissional responsável pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola. Concebe-se que a equipe da gestão é formada pelo gestor geral, gestores assistentes ou auxiliares, coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores educacionais e secretários escolares. Apresenta-se, ainda, pontos importantes sobre o papel do coordenador pedagógico e seu desempenho estratégico na garantia da qualidade do ensino e no sucesso dos alunos, harmonizando os esforços da gestão pedagógica em prol do aprendizado efetivo e do desenvolvimento integral dos alunos.

Por fim, abordaremos os aspectos conceituais e estruturantes do Projeto Político-Pedagógico e a necessidade desse instrumento ser elaborado e executado de forma coletiva, contribuindo, assim, para a gestão democrática da escola. Além de outros mecanismos nos aspectos pedagógicos e normativos que possam promover uma educação de qualidade.

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