DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS
Os professores têm
muita dificuldade em organizar o processo pedagógico nas escolas multisseriadas
justamente porque trabalham com a visão de junção de várias séries ao mesmo
tempo e têm que elaborar tantos planos de ensino e estratégias de avaliação da aprendizagem
diferenciados quanto forem as séries com as quais trabalham (HAGE; BARROS,
2010, p. 354).
Na verdade, o professor
não foi preparado para ministrar aulas ao mesmo tempo para várias séries
diferentes, assim em sua prática pedagógica o mesmo acaba apenas dividindo o
quadro e o tempo em partes dedicando momentos para cada série envolvida no
processo. “os professores se sentem angustiados e ansiosos ao pretenderem
realizar o trabalho da melhor forma possível e, ao mesmo tempo, se sentem
perdidos, carecendo de apoio para organizar o tempo, espaço e conhecimento
escolar” (BARROS et al., 2010, p. 28).
No que concerne às práticas
avaliativas, apenas os saberes das experiências proporcionarão aos professores
da escola multisseriada a se reinventar.
O TEMA GERADOR COMO
PROPOSTA CURRICULAR UNIFICADORA
A precariedade vivida nas classes multisseriadas decorre em grande parte da cultura da seriação e de uma proposta curricular fragmentadora e distante da realidade dos alunos, o que provoca o isolamento entre alunos de diferentes idades e conhecimento de mundo. Por isto, é necessária uma virada curricular para o atendimento adequado ao desenvolvimento dos alunos e a construção do conhecimento em um ambiente multisseriado, sendo o currículo integrado valiosa ferramenta para tanto.
Paulo Freire (2005), em sua obra Pedagogia do Oprimido, traz uma contribuição inestimável com sua proposta de temas geradores. Segundo Freire (2005, p. 107):
"Uma unidade epocal se caracteriza pelo conjunto de ideias, de concepções, esperanças, dúvidas, valores, desafios, em interação dialética com seus contrários, buscando plenitude. A representação concreta de muitas destas ideias, destes valores, destas concepções e esperanças, como também os obstáculos ao ser mais dos homens, constituem os temas da época".
A emergência de temas significativos e integradores
do conhecimento escolar proporciona a contextualização
dos saberes indispensáveis a formação integral dos educandos e educadores e representa, ainda,
uma ruptura com a fragmentação imposta pela seriação. O tema gerador, conforme
proposto por Freire (2005), vai além de escolhas realizadas pela direção da escola
ou pelo corpo docente, pois ele dialoga com os educandos e a comunidade como forma de
possibilitar a compreensão e transformação desta. Sua base dialógica é fundamental para superação
não só da fragmentação do conhecimento, mas também como reconhecimento dos
educandos e educadores como sujeitos ativos no processo educativo.
A questão fundamental, assim, é como são
selecionados os temas e quem participa desta seleção. Não há participação da
comunidade de alunos e pais. É em Freire que temos ação dialógica como base do
currículo e, por consequência, uma escolha dos temas geradores selecionados. É a partir da realidade, vivida
por educadores e educandos, e sua problematização, que emerge um currículo
transformador.
A
realidade da multisseriação merece ser melhor explorada com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e propostas curriculares que possibilitem
a sua potencialização em prol de uma educação de qualidade e democrática.
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