DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS 

Os professores têm muita dificuldade em organizar o processo pedagógico nas escolas multisseriadas justamente porque trabalham com a visão de junção de várias séries ao mesmo tempo e têm que elaborar tantos planos de ensino e estratégias de avaliação da aprendizagem diferenciados quanto forem as séries com as quais trabalham (HAGE; BARROS, 2010, p. 354).

Na verdade, o professor não foi preparado para ministrar aulas ao mesmo tempo para várias séries diferentes, assim em sua prática pedagógica o mesmo acaba apenas dividindo o quadro e o tempo em partes dedicando momentos para cada série envolvida no processo. “os professores se sentem angustiados e ansiosos ao pretenderem realizar o trabalho da melhor forma possível e, ao mesmo tempo, se sentem perdidos, carecendo de apoio para organizar o tempo, espaço e conhecimento escolar” (BARROS et al., 2010, p. 28).

No que concerne às práticas avaliativas, apenas os saberes das experiências proporcionarão aos professores da escola multisseriada a se reinventar.

 O TEMA GERADOR COMO PROPOSTA CURRICULAR UNIFICADORA


A    precariedade    vivida    nas    classes    multisseriadas   decorre   em   grande   parte   da cultura da seriação e de uma proposta curricular fragmentadora e distante da    realidade   dos   alunos, o   que   provoca   o   isolamento    entre    alunos    de    diferentes    idades e conhecimento de mundo.  Por isto, é necessária uma virada curricular para o atendimento adequado ao desenvolvimento dos alunos e a construção do conhecimento em   um   ambiente   multisseriado, sendo o currículo integrado valiosa ferramenta para tanto.


Paulo Freire  (2005),  em  sua  obra  Pedagogia  do  Oprimido, traz uma contribuição inestimável com   sua   proposta   de   temas   geradores.   Segundo Freire (2005, p. 107):

"Uma unidade epocal se caracteriza pelo conjunto de ideias, de concepções, esperanças, dúvidas, valores, desafios, em interação dialética com seus contrários, buscando plenitude.  A representação concreta de muitas destas ideias, destes valores, destas concepções e esperanças, como também os obstáculos ao ser mais dos homens, constituem os temas da época".


A emergência de temas significativos e integradores do conhecimento escolar proporciona a contextualização dos saberes indispensáveis a formação integral dos educandos e educadores e representa, ainda, uma ruptura com a fragmentação imposta pela seriação. O tema gerador, conforme proposto por Freire (2005), vai além de escolhas realizadas pela direção da escola ou pelo corpo docente, pois ele dialoga com os educandos e a comunidade como forma de possibilitar a compreensão e transformação desta.  Sua base dialógica é fundamental para superação não só da fragmentação do conhecimento, mas também como reconhecimento dos educandos e educadores como sujeitos ativos no processo educativo.


A questão fundamental, assim, é como são selecionados os temas e quem participa desta seleção. Não há participação da comunidade de alunos e pais. É em Freire que temos ação dialógica como base do currículo e, por consequência, uma escolha dos temas geradores selecionados. É a partir da realidade, vivida por educadores e educandos, e sua problematização, que emerge um currículo transformador.


A realidade da multisseriação merece ser melhor explorada com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e propostas curriculares que possibilitem a sua potencialização em prol de uma educação de qualidade e democrática.

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