INTRODUÇÃO

A avaliação escolar é um dos pontos mais complexos e controversos do cotidiano da escola, porém, diferentemente das outras etapas de ensino, a Educação Infantil tem uma série de particularidades, e uma delas é a forma de realizar a avaliação das crianças, nas quais não há provas, trabalhos e notas, o ato de avaliar bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas se dá por meio da observação de suas conquistas diante das diversas situações intencionalmente propostas pelos professores.

No presente estudo, iremos traçar um perfil da avaliação escolar na Educação Infantil: os principais métodos e concepções, sua função na aprendizagem, seus tipos e sua aplicação nesta etapa de ensino.

É preciso refletir sobre o papel da avaliação na educação infantil e no processo de ensino-aprendizagem e sobre as condições necessárias para que esta se efetue de maneira justa e coerente. Tendo sempre como foco as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que fundamenta tanto os currículos como as avaliações escolares.


Dica! Navegue pelo conteúdo e, ao final, participe do desafio da seção e realize o questionário avaliativo.
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